top of page
  • Anhembi Morumbi

Qual profissão seguir? É possível acertar de primeira?

Atualizado: 6 de out. de 2021

Você já percebeu que algumas pessoas demonstram aptidão para uma carreira desde crianças? Em compensação, outras demoram anos para decidir qual profissão seguir e muitas vezes tentam mais de uma área.





Primeiro, é importante saber que não tem problema nenhum não ter certeza sobre a profissão que você vai escolher. Afinal, essa é uma etapa muito importante e geralmente traz bastante dúvida mesmo. Só que você também precisa ter em mente de que essa escolha não é irrevogável.

Sempre existe a oportunidade de fazer uma transição de carreira e buscar novas áreas para se especializar. Os testes vocacionais, por exemplo, ajudam bastante. Com eles, você pode acertar de primeira ou definir como vai planejar sua vida profissional daqui para frente.

Existe profissão ideal?

Para saber qual profissão seguir, é preciso considerar diferentes aspectos que envolvem sua personalidade, perfil comportamental, habilidades e tendências para determinadas áreas de conhecimento, a fim de definir aquilo em que você tem mais facilidade.


É verdade que algumas pessoas têm uma tendência nata para determinadas profissões, mas aquela que é ideal para você é a que desperta seus interesses, trazendo realização e satisfação.

Todo mundo tem facilidade para alguma coisa e pode construir uma carreira explorando essas habilidades se souber como criar oportunidades. Mas lembre-se de que cada caminho pode ser mais adequado em um momento específico da vida.

Isso porque você pode ter afinidade com uma determinada área em um momento e depois mudar seus gostos e interesses. É por isso que tem gente que faz a transição de carreira e muda de profissão mesmo depois de muito tempo atuando em uma área.

Fica mais fácil fazer essa mudança e ter sucesso com a nova carreira quando o conhecimento está atualizado. Ou seja, você precisa estar sempre estudando e se familiarizando com novidades e tendências.

Aliás, isso é fundamental ainda que decida continuar na mesma área de atuação. Afinal, o mercado muda muito, surgem métodos, conceitos e técnicas. Sai na frente o profissional que está por dentro dessas novidades e tem preparo para atuar nesses cenários inovadores.

2 visualizações0 comentário
bottom of page